Federação coloca em prática projeto de Polos de Desenvolvimento de Xadrez

Iniciado em 2020, o Projeto PDX – Polo de Desenvolvimento de Xadrez precisou ser interrompido por alguns meses devido à pandemia. Respeitadas as regras de isolamento social impostas pelos agentes sanitários, a Federação Mineira de Xadrez está retomando o PDX.

O projeto tem a supervisão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDESE) e prevê a realização de seis oficinas para capacitação de Facilitadores do Xadrez Escolar, além de um workshop, que está marcado para os dias 16 a 20 de agosto de 2021. O PDX foi viabilizado após uma emenda parlamentar do Deputado Estadual João Leite, no orçamento do governo estadual.

Além das seis oficinas de capacitação, o PDX, por intermédio da Federação Mineira de Xadrez, apóia e ajuda na montagem de seis clubes de xadrez no interior do Estado.

Mas o PDX vai muito além. Foi criado um banco de dados com informações dos atletas de Minas Gerais, com cálculo de rating FMX instantâneo, seguindo os parâmetros mais modernos e implantados de acordo com a Federação Internacional de Xadrez (FIDE). “Trata-se de um modelo pioneiro em nosso país”, assinala Luciane Sepúlveda Viana, Presidente da Federação Mineira de Xadrez, ao se referir ao sistema de cálculo do rating estadual. E os clubes estão aderindo gradativamente, “principalmente depois que tivemos a oportunidade de filiar clubes informalmente, porque dessa forma conseguimos auxiliar a todos”, indica o vice-presidente da FMX, Ricardo Salim.

WORKSHOP – Em fase de elaboração, o workshop sobre o xadrez acontecerá a partir do dia 16 de agosto e, durante uma semana, palestrantes renomados estarão levando seus conhecimentos ao público mineiro. Aberta ao público, a participação no workshop é gratuita.

OFICINAS DE XADREZ – Após a definição das seis cidades mineiras que atuarão como pólos de desenvolvimento do xadrez, a Federação iniciou a realização de oficinas de capacitação voltadas principalmente a professores da rede de ensino, tanto pública quanto privada. “Estamos formando facilitadores do xadrez escolar e esses professores da rede de ensino poderão utilizar o xadrez em sala de aula nas mais variadas atividades”, aponta Ricardo Salim. “O xadrez é conhecido como o esporte da mente porque ajuda na concentração e também na tomada de decisão de forma rápida”, explica Luciane Sepúlveda.

JOÃO PINHEIRO – A primeira cidade a receber a oficina de xadrez foi João Pinheiro, nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2020. Devido à pandemia e aos protocolos sanitários, as próximas oficinas acontecerão na forma online. Dias 05 e 06 de junho será a vez da cidade de Sete Lagoas. Em seguida, Barbacena foi dividida em duas regiões e vai promover as oficinas nos dias 19 e 20 de junho e 03 e 04 de julho. Para realizar as oficinas, O Olympic Clube (filiado à FMX) conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Barbacena, a 3ª Superintendência Regional de Educação e o Curso de Educação Física do IF Sudeste-MG, além de escolas e outras prefeituras da região. De Barbacena, a oficina de xadrez segue para Nova Lima, na região metropolitana de BH, nos dias 12, 19 e 26/07 e 02/08.

Uma última oficina está marcada para os dias 07 e 08 de agosto, porém aguardando alguns detalhes para confirmar o local.

FMX, integralizar e crescer!!