CAMPEONATO MINEIRO ABSOLUTO DE XADREZ RÁPIDO POR EQUIPES – 2022
REGULAMENTO
01º de outubro de 2022
Barbacena/MG
Sede do Clube de Tiro, Caça e Pesca – Rua Antônio Tafuri de Melo, s/n – Bairro São Pedro
- Objetivo: Apontar a Equipe Campeã Estadual na modalidade rápida de 2022.
- Composição: As equipes, quanto ao gênero, poderão ser mistas; compostas no máximo por quatro tabuleiros, mais um reserva opcional. Podem participar atletas de Minas Gerais. Para efeito de torneios em Minas Gerais é considerado atleta mineiro:
a) Aquele que está filiado à CBX como enxadrista de Minas Gerais;
b) Aquele que nasceu em cidade de Minas Gerais; e
c) aquele que, comprovadamente, reside em cidade de Minas Gerais.
- A equipe deverá nomear um capitão, que poderá ser um dos jogadores, independente da mesa que vá ocupar durante o torneio.
- Inscrições: Serão efetivadas com observância aos prazos e procedimentos previstos neste regulamento.
3.1. No ato da inscrição, será obrigatória a informação dos seguintes dados:
3.1.1. Nome da equipe e indicação de sua cidade de origem (de onde forem a maioria dos atletas);
3.1.2. Nome completo do capitão da equipe;
3.1.3. Nomes completos dos jogadores; ID FMX; data de Nascimento;
3.1.4. Nome completo do reserva, caso haja;
3.2. A ordenação dos jogadores aos tabuleiros será de escolha do capitão da equipe e mantida até o final do torneio.
A ordenação dos jogadores nos tabuleiros deverá ser enviada à Coordenação do Torneio no ato da inscrição. Caso não seja enviada a ordem à Coordenação, os jogadores serão ordenados de acordo com rating FMX, no ritmo rápido, do maior para o menor, da mesa um à mesa quatro;
3.3. A inscrição será feita enviando e-mail para xadrezmatavertentes@gmail.com com as informações acima indicadas e comprovante de recolhimento da taxa de inscrição seguindo as datas:
R$100,00 (até dia 01º de setembro)
R$120,00 (até 12 de setembro)
R$160,00 (até 26 de setembro) – após esta data não serão aceitas inscrições;
3.4. O valor da inscrição indicada acima se refere a uma equipe e deve ser transferido integralmente no PIX (32)98837-3305 em nome de Ricardo Lúcio Salim Nogueira. Outras formas de pagamento favor entrar em contato com o número do celular acima.
3.5. A inscrição somente será efetivada após o envio do comprovante de depósito para o e-mail xadrezmatavertentes@gmail.com.
DA PREMIAÇÃO:
Até dez equipes inscritas (R$600,00 no total):
R$300,00 – 1º lugar
R$200,00 – 2º lugar
R$100,00 – 3º lugar
De onze a quinze equipes inscritas (R$800,00 no total):
R$350,00 – 1º lugar
R$250,00 – 2º lugar
R$100,00 – 3º lugar
R$100,00 – 4º lugar
Dezesseis ou mais equipes inscritas (R$1.000,00 no total):
R$400,00 – 1º lugar
R$250,00 – 2º lugar
R$150,00 – 3º lugar
R$100,00 – 4º lugar
R$100,00 – 5º lugar
- Programação:
01º de outubro de 2022;
14h – Congresso Técnico;
14h15 – Rodada de abertura;
Demais rodadas em sequência.
4.1. A confirmação da inscrição implicará no reconhecimento do nome da equipe na “Relação de Equipes Participantes”, bem como no reconhecimento dos nomes de seus integrantes, ordenados nos tabuleiros, de acordo com a disposição feita pelo capitão da equipe.
4.2. A tolerância para equipe ou jogador em atraso será de 15 minutos, contados a partir da autorização do árbitro-chefe para o início de cada rodada e já com o relógio em andamento.
4.3. A equipe, ou jogador, que não comparecer à partida e não justificar sua falta ao árbitro-chefe, até o fim da rodada em questão, será excluída do torneio.
- 5. Ritmo de jogo: 15 minutos com 5 segundos de acréscimo por movimento.
- Sistemas de emparceiramento: de acordo com o número de equipes inscritas.
6.1. Sistema Suíço em 5 rodadas para número igual ou superior a 7 equipes;
6.2. Sistema Round-Robin para número igual ou inferior a 6 equipes;
6.3. Match de 4 partidas para as duas equipes.
- Critérios de desempate: de acordo com o Sistema de Emparceiramento a ser utilizado.
7.1. Sistema Suíço:
7.1.1. Pontos de partida (2 por vitória, um por empate e zero por derrota);
7.1.2. Pontos (pontos de Partida);
7.1.3. Confronto Direto (resultado particular – pontos da partida);
7.1.4. Desempates por tabuleiro em todo o torneio;
7.1.5. Sonneborn-Berger;
7.1.6. Sorteio.
7.2. Sistema Round-Robin:
7.2.1. Pontos por Equipe;
7.2.2. Pontos por Partida;
7.2.3. Confronto Direto;
7.2.4. Sonneborn-Berger;
7.2.5. Sistema Koya;
7.2.6. Sorteio.
OBS: A contagem dos pontos será feita nos moldes olímpicos da FIDE:
- a) Vitória no match: 2,0 pontos; b) Empate no match: 1,0 ponto; c) Derrota no match: 0 ponto.
- Regimento e diretrizes: a competição será regida pela Lei da FIDE, sob suas diretrizes gerais, onde houver aplicabilidade, com anuência da FMX.
8.1. A competição será válida ao cômputo de rating rápido da FMX.
8.2. Será utilizado o programa administrador Swiss Manager.
- Disposições gerais:
O capitão deverá manter a formação oficial da equipe durante toda a competição, exceto no caso de substituição ao qual o reserva ocupará a posição do último tabuleiro e os demais assumirão posições superiores.
Caso seja constatado algum erro no processo de substituição, ou relativo à formação original da equipe, esta será penalizada com a perda dos pontos nos tabuleiros irregulares.
O capitão, atletas e expectadores estarão obrigados a seguir as regras da FIDE e deverão abster-se de fazer qualquer intervenção durante as partidas de jogadores de sua própria equipe ou da equipe adversária. O infrator estará sujeito às penalidades previstas no código da FIDE.
- Comitê de Apelação:
Somente será acatado o recurso escrito, datado, assinado e apresentado à Organização no prazo máximo de 15 minutos, após o encerramento da última partida da rodada que gerou o fato, e mediante o pagamento da taxa de R$ 250,00.
- A inscrição para este evento implicará na plena aceitação das disposições do presente regulamento.