Em 2022 a Federação Mineira de Xadrez (FMX) executa os projetos Mentes de Aço I e II. A realização do Projeto Xadrez Mentes de Aço fortalece a prática do esporte da mente, além de contribuir na expansão do desenvolvimento intelectual, escolar, social e esportivo. Acreditamos que, ocupando de forma saudável o tempo ocioso dos jovens, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos.
A prática do Xadrez esportivo tem grande valor pedagógico. Esta atividade proporciona não apenas mais uma opção de lazer, mas a possibilidade concreta de desenvolver o raciocínio lógico, estratégico, matemático; A capacidade de concentração (essencial para um melhor desempenho nos estudos); Habilidades de observação, reflexão e análise; A capacidade de analisar problemas e propor soluções; Hábitos necessários à tomada de decisões; A criatividade, a imaginação e a inteligência (elementos fundamentais para o sucesso de qualquer pessoa); Desafio esportivo, a busca de metas para vencer no esporte e na vida; Perspectiva de se tornar um profissional no esporte.
Por isso, a Federação Mineira de Xadrez, em um dos seus objetivos estratégicos, pretende contribuir para a disseminação da modalidade a fim de levar à comunidade escolar os benefícios da prática do esporte.

o projeto contribui na formação do ser humano, criando hábitos saudáveis, pois o xadrez tem papel importante no desenvolvimento direto em pelo menos duas das inteligências múltiplas: espacial (fundamental na análise do controle territorial) e a lógica matemática (em função do cálculo de variantes e deduções de caráter).

Os Projetos Xadrez Mentes de Aço I e II serão  executados nos municípios de:

Martinho Campos/MG
Bom Despacho/MG
Contagem/MG
Dores do Indaiá/MG
Quartel Geral/MG
Itaúna/MG
Mateus Leme/MG
Santos Dumont/MG

Vespasiano/MG
Sabará/MG
Itatiaiuçu/MG
Abaeté/MG
Senador Modestino/MG
Belo Horizonte/MG

Em cada município serão capacitados professores da rede municipal e oficinas de alunos. Serão inaugurados dois clubes de xadrez em duas escolas municipais.

Em sequência a FMX irá realizar o Circuito Mineiro de Xadrez Mentes de Aço que contará com a execução de torneios nos municípios, classificando os atletas para uma final em Belo Horizonte.