Xadrez Solidário – 2015

No dia 06 de Março de 2015 , foi inaugurado em Patos de Minas/MG mais uma sede do projeto Xadrez Solidário , projeto de parceria da Federação Mineira de Xadrez e Crea Cultural.

As aulas de xadrez acontecerão na Instituição de assistência social do PROMAM.Serão 3 turmas de 20 alunos/cada e as aulas ministradas 2 vezes na semana, pelo professor e atleta da FMX, Washington Miguel.

A comitiva: Presidente do Crea Cultural:Professor Éderson Bustamante, Diretora de Eventos: Cristina Amorim,Presidente da FMX, Luciane Sepúlveda e o  Vice Presidente de Xadrez Escolar da CBX : Julio Lapertosa Viana, foram recebidos pelos alunos  e pela Presidente da PROMAM e Primeira Dama de Patos de Minas, Sra Gleide Lucas Ferreira Rodrigues em uma cerimônia de abertura da sala de xadrez. Após a cerimônia o professor Julio Lapertosa, ministrou uma palestra para pais e alunos.

O jogo de xadrez é um esporte de forte viés cultural e desenvolvimento pessoal, pois amadurece nas pessoas que o praticam a capacidade de raciocínio, o controle emocional, a concentração para análise de problemas e a persistência no planejamento, como atestam diversos estudos de especialistas. O CREA Cultural, ao propor o projeto Xadrez Solidário tem a convicção de que ele poderá desenvolver nos participantes desejos de progresso que poderão ajudá-los em uma efetiva integração social e fazer deles cidadãos mais participativos da nossa sociedade. O projeto objetiva introduzir o ensino de Xadrez em comunidades de crianças e adolescentes carentes, com realização de campeonatos e competições. O projeto visa também atender pessoas adultas que desejam aprender e se tornar professores de Xadrez para ser agentes multiplicadores, fazendo dessa forma que o Xadrez se propague. Projeto será desenvolvido pelo Crea Cultural e a Federação Mineira de Xadrez, através de um convênio com as entidades que forem selecionadas para este projeto, será criado uma estrutura de forma a termos neste primeiro momento uma lista de professores de Xadrez para implantar o projeto nessas entidades. O projeto piloto será realizado na Instituição Sistema Divina Providência de Resgate da Dignidade Humana. A Instituição abrange uma rede composta por entidades de cunho social, filantrópico, humanista e cultural, que tem como missão a promoção da dignidade humana.

Unidades :

  • Divina Providência

  • Crea Cultural

  • 2 Centros de Apoio em Nova Lima

  • Centro de Apoio em Camanducaia

  • Centro de Apoio Região Pampulha