#5: Pioneiros das Gerais Xadrez Clube é o novo filiado à FMX

O “Pioneiros das Gerais Xadrez Clube”, da cidade de Pedro Leopoldo, é mais um filiado à Federação Mineira de Xadrez. O quinto, desde o início de 2021, quando a FMX abriu a oportunidade de filiação dos clubes informais.
O que as pessoas são capazes de fazer para tornar um sonho possível? No caso dos Pioneiros das Gerais Xadrez Clube muito esforço e dedicação. Este grupo de amigos do xadrez foi se formando não por laços diretos de amizade ou parentesco, mas por terem algo em comum que é o amor pelo xadrez.
Sim, também o xadrez competitivo. Desde quando estes amigos se reuniram, conseguem ótimos resultados nos torneios em que participam. No entanto, o que chama a atenção é a vontade de mostrar o xadrez para cada vez mais pessoas de Confins, Pedro Leopoldo, Santa Luzia e a região, de forma geral. Para isso nunca medem esforços, seja pelas divulgações de xadrez presentes em
praças, feiras e eventos das cidades, seja em escolas.
Neste trabalho mais e mais amantes do xadrez se juntam ao Clube. Talentos são descobertos, outros são lapidados e a cada evento ou torneio um representante consegue levar o nome dos Pioneiros nas posições mais altas da classificação.
Devido à pandemia os encontros presenciais foram suspensos, mas a união permaneceu mesmo à distância, com a organização de torneios online, como os escolares e mesmo a participação na Copa dos Campeões de Xadrez, organizada pela FMX.
E falando nos Torneios Municipais um dos momentos mais importantes e marcantes da história dos Pioneiros aconteceu justamente na Primeira Copa dos Campeões de Xadrez, onde a competição foi organizada no histórico e emblemático prédio da Estação Ferroviária de Pedro
Leopoldo, que tem mais de 120 anos. Ali os competidores disputaram as posições, envolvendo atletas amadores de 6 a 65 anos!
Além da Copa dos Campeões de Xadrez, destacam-se as divulgações na Feira da Praça da Estação, na Festa de Aniversário da Cidade e outros eventos; o Festival de Xadrez em Fidalgo, com a presença de alunos e visitantes de cinco escolas diferentes; a organização do xadrez nos Jogos Escolares de Pedro Leopoldo no ginásio do Cepel e muitos, muitos outros momentos em que o xadrez era o destaque.
Fora da região podemos destacar os excelentes resultados dos Pioneiros em torneios como do Caraça, Santa Luzia, Nova Lima e Venda Nova.
Abaixo, os Pioneiros que fizeram questão de participar deste momento histórico de filiação informal na Federação Mineira de Xadrez. Assim, todos os Pioneiros estão representados!

Leonardo Vinícius

Odamés Felipe

Diego Lages
“Sou um dos incentivadores do xadrez no Vetor Norte da região metropolitana de Belo Horizonte e acompanho o importante trabalho que é desenvolvido pelo pessoal de Pedro Leopoldo/Confins, acredito que a filiação do Clube Pioneiros junto a Federação Mineira de Xadrez será de grande valia para o desenvolvimento do xadrez local”

Lucas Bastos

Airton de Souza

Heraldo Moraes
“Meu sentimento pelo Xadrez nasceu quando percebi o quanto esta modalidade é benéfica para todos. Não jogo, mas  trabalho com esportes em geral  há muito tempo e vejo o xadrez como uma grande ferramenta de inclusão e de formação do cidadão que o mundo precisa…”

Felipe Fonseca

Ângelo Silva

Aurélio Collor
“Xadrez, foi um jogo ensinado para mim pelo meu pai, desde então estou no caminho do aprendizado para me tornar um jogador cada dia melhor, quem sabe um dia um GM. Mas agora pensando nos sentimentos que o xadrez me proporciona, acredito que seja um sentimento de amizade, penso sempre nos amigos que eu fiz ao longo do tempo com o xadrez; como o meu pai me ensinou, e também ensinei vários colegas e parceiros, que hoje quero levar para o resto da vida. Em fim. O xadrez representa para mim a chance de me tornar cada vez melhor, como também criar amizades por todo o mundo.”

Geraldo Nicolau

Louis Laussac

Alain M. Pereira
“O xadrez comprovadamente faz bem às crianças, jovens, adultos e idosos. Sua prática deve ser incentivada para formarmos cidadãos mais honestos e conscientes de seus deveres e obrigações, mostrando que o estudo e a dedicação podem sim transformar a vida de cada um e a sociedade como um todo. O Xadrez pode ser um caminho para isso.”