A Federação Mineira de Xadrez continua seu trabalho de integralização dos clubes e o crescimento do esporte em todo o estado. O mais novo clube informal filiado à FMX vem da cidade de Montes Claros, fundado pela Daniela Santos Silveira Queiroz, no dia 12 de setembro de 2020, o “Clube de Xadrez Estrada Real”.
Daniela comenta que “o desejo de ter uma sede física de um clube de xadrez em Montes Claros sempre foi um sonho, principalmente depois que a prefeitura encerrou as atividades do clube municipal por volta do ano de 2008. Apesar de criar torneios independentes e informais nessa época, o último de realização própria em 2012, nada se compara a ter um clube físico constantemente aberto e bem freqüentado”, assinala. A sede física com endereço fixo existe, mas o local precisa de reformas e devido a isso ainda não pôde ser aberto.
Com a pandemia, a realização do desejo da existência do clube, pelo menos de uma forma virtual, foi concretizada, com o surgimento e constante crescimento do clube online, com cerca de 1.400 participantes. O Clube de Xadrez Estrada Real atualmente realiza o torneio Blitz “Trenzinho das onze”, bastante famoso até no exterior, com jogadores frequentes de Portugal, Argentina, Cuba, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Angola, Cabo Verde e EUA, além de outros países. “A união dos enxadristas é a premissa básica do clube, com respeito mútuo acima de tudo”, indica a fundadora e principal articuladora do clube, Daniela.
O torneio tem transmissão diária em canais do YouTube, uma conta de divulgação no Instagram e um site constando o regulamento do torneio e a classificação dos jogadores.
O clube no ano de 2020 realizou a “Taça Montes Claros” (campeonato municipal), com apoio da FMX, revelando os campeões municipais de Montes Claros e Januária, da modalidade blitz on line realizado na plataforma lichess, que tiveram vagas na copa dos campeões, promovida pela FMX.
O nome do clube é uma singela homenagem à belíssima Estrada Real, que tem seu marco inicial em Diamantina, importante cidade histórica mineira. Minas é famosa por sua arte, cultura, hospitalidade, comidas típicas, natureza etc> Também pelo ditado “o mineiro não perde o trem” e pelas ferrovias virtuais da Estrada Real, passa o “trenzinho das onze”, unindo os enxadristas brasileiros e estrangeiros num torneio divertido, pontualmente às 23h, cuja edição especial de número 150 terá a transmissão ao vivo do MN GERSON PERES com prêmios fornecidos pela sua loja, a CXOL.
O clube também apoia ações sociais em conjunto com a recém criada associação CIBRAU, Comissão de Inteligência Brasileiros Unidos, que já iniciou suas obras humanitárias com o envio de cestas básicas para mães carentes nesse mês de maio, em Montes Claros.
O objetivo do clube é fortalecer o xadrez como instrumento de educação e Cultura, como profissão e como ponte de solidariedade, unindo esse esporte-ciência-arte com ações sociais, resgatando a fraternidade esquecida por muitos atualmente.
Vale o clique:
https://clubedexadreznaestradareal.webnode.com/
Para seguir no Instagram:
https://www.instagram.com/trenzinhodas11/