#9: Clube de Xadrez da Biblioteca Ataliba Lago, de Divinópolis

O Clube de Xadrez da Biblioteca Ataliba Lago, em Divinópolis, foi criado no segundo semestre de 2022, pelos praticantes de xadrez que usufruíam da localidade e pensando-se em reforçar os esforços já existentes dela para a prática do xadrez, esforços estes que consistiam na sempre presença da prática do esporte no local, da oficina de xadrez que acontece toda sexta feira onde as pessoas podem aprender a jogar xadrez e pelo apoio a clubes de xadrez anteriores.

 

Logo, visando dar mais visibilidade a esses esforços e ao grande ímpeto que o xadrez adquiriu recentemente, resolvemos criar de modo informal, até o momento, o clube de xadrez da biblioteca, cujo objetivo é simbolizar esses esforços e construir uma comunidade ao redor da prática do esporte de forma a fortalecê-la.

Visto que a Biblioteca é um patrimônio público e regido por políticas públicas é importante salientar a completa diferenciação entre a mesma e o clube de xadrez existindo as duas como entidades completamente diferentes.

Os membros fundadores são Filipe Quintela, Mateus Aquino e Hudson Anselmo.

Em setembro passado realizamos o nosso primeiro torneio de xadrez chamado “Torneio Ataliba Lago” onde contamos com aproximadamente 24 jogadores e tivemos a arbitragem das árbitras Sandra Ferreira e Flávia Nogueira e onde sagraram-se campeões Maycon Gonçalves em primeiro lugar, Alex Sandro em segundo e Pedro Arthur em terceiro.

Inicialmente nos reunimos toda a sexta feira para jogar xadrez após as 17 horas na localidade e todo segundo sábado do mês devido a um projeto piloto da biblioteca.

Podemos ser achados na internet através da nossa página no Instagram @cxbatalibalago e através do site www.cxbal.org.

(Filipe Quintela)