Clube de Xadrez de Montes Claros é o primeiro filiado à FMX em 2021

Abrindo o ano de 2021, a Federação Mineira de Xadrez criou um novo formato para receber e filiar os clubes das cidades de todo o estado. É a figura do clube informal, que existe na informalidade, realiza torneios e movimenta o xadrez na sua cidade. Assim, a Federação dá visibilidade a esses clubes e ajuda na formação de instrutores e também de novos árbitros. Neste sentido, a Clube de Xadrez de Montes Claros foi o primeiro a se filiar à FMX.

CLUBE DE XADREZ DE MONTES CLAROS – De acordo com o professor Nílton Alves Maia, “o Xadrez tem sido jogado em Montes Claros desde o século passado. Na década de 1970, o clube de Xadrez de Montes Claros funcionava no prédio do Centro Cultural”. O centro cultural fica na Praça da Matriz, no centro da cidade de Montes Claros.

O grande incentivador da prática do Xadrez em Montes Claros foi Geraldo Brandão. Funcionário da prefeitura municipal, ele se dedicou ao ensino de Xadrez durante grande parte da sua vida. O montesclarense e Mestre Internacional Wellington Rocha, Sergio Eduardo Oliveira e Warley Pacheco surgiram a partir do seu trabalho.

No entanto, com o falecimento de Geraldo Brandão, o xadrez deixou de ser praticado no Centro Cultural e foi perdendo forças.

Na década de 2000 um grupo de enxadristas retomou a prática do xadrez em Montes Claros. Warley Pacheco, Sergio Oliveira, Nilton Maia, Glaycus Campos, João Paulo Versiani e Marcos Maia, dentre outros, recuperaram o xadrez na cidade e conseguindo novamente o incentivo da Prefeitura Municipal. Entre 2004 e 2008, inclusive com a disponibilização de um local e destacando um funcionário para cuidar do clube. No entanto, em 2008, com a mudança da Administração Municipal, o clube fechou suas portas.

Nos últimos anos o xadrez na cidade não deixou de existir. O grupo de enxadristas manteve a força e a vontade, realizando vários torneios, ainda que não contassem rating FMX, CBX ou FIDE. Destaque para o ano de 2019, quando

a Clube de Xadrez de Montes Claros realizou o 1º Circuito Rápido, com o ritmo de 30 minutos KO (sem acréscimo). Foram seis etapas classificatórias, sempre no sistema suíço. Em novembro de 2019, os oito melhores classificados disputaram a final, todos contra todos.

Duas etapas aconteceram na sede do Batalhão da Polícia Militar. As outras quatro etapas e também a final foram realizadas na Praça de Alimentação do Shopping Ibituruna.

No ano de 2020 o Clube seguiu com o projeto de realizar o circuito rápido. Ainda com os percalços impostos pela pandemia de covid-19, foram seis etapas classificatórias, porém de forma online, na plataforma lichess. O ritmo das partidas foi mantido em 30 minutos KO e a final do 2º Circuito de Xadrez Rápido também ocorreu no formato online.

Ainda sob a influência da pandemia, a intenção para 2021, no Clube de Xadrez de Montes Claros é realizar o 3º Circuito na modalidade rápida na forma online, até que haja segurança sanitária para torneios presenciais. Outra idealização do Clube de Xadrez de Montes Claros é formatar torneios no ritmo clássico, incluindo a organização de um circuito classificatório. Para o professor Nílton, “é muito importante que os nossos torneios tenham a chancela da Federação Mineira de Xadrez, porque assim vamos entrar no sistema de rating mineiro, incentivando ainda mais nossos atletas”, finalizou.