Confira passo a passo como registrar e divulgar torneios pela FMX

A Federação Mineira de Xadrez divulgou uma nota técnica em 2021 regulamentando o registro e a divulgação de torneios pela FMX, valendo rating estadual. Abaixo, você confere os principais pontos desta nota técnica, no sistema pergunta e resposta.

QUEM PODE PROMOVER TORNEIOS COMPUTANDO RATING FMX?

Clubes, entidades e organizadores de forma geral podem realizar torneios no estado de Minas Gerais computando rating FMX. As normas estão expressas na nota técnica 04/2021 e no Caderno de Encargos.

 

QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE TORNEIO?

O organizador deverá enviar um e-mail para a Federação Mineira de Xadrez (contato@fmx.org.br) com antecedência mínima de 15 dias para a realização do torneio e contendo as seguintes informações:

– Nome do Torneio

– Data de realização do torneio

– Ritmo do torneio (Blitz, Rápido ou Standard) e número de rodadas (mínimo de quatro)

– Regulamento, Link de home-page e/ou folder referente ao torneio (opcional)

– Cidade

– Nome do Organizador e telefone para contato

– Nome do árbitro

 

QUAIS ATLETAS PODEM PARTICIPAR DE TORNEIOS VALENDO RATING FMX?

Todos os atletas participantes do torneio deverão ser cadastrados na FMX para que seja possível o cálculo do rating. É de responsabilidade do organizador e do árbitro principal do torneio orientar o cadastro de todos os atletas participantes, evitando aceitar a participação de atleta não cadastrado.

 

COMO A FMX AUTORIZA O PEDIDO DE REGISTRO DE TORNEIO?

No Prazo de cinco dias úteis a FMX responderá ao pedido de registro de torneio. Se deferido, a Diretoria desta Entidade definirá o valor da caução que deverá ser providenciado pelo organizador no prazo de cinco dias.

 

QUAIS OS PROCEDIMENTOS PÓS-TORNEIO?

O organizador deverá encaminhar e-mail para a Federação Mineira de Xadrez (contato@fmx.org.br) até cinco dias após o término do torneio contendo as seguintes informações:

– Nome do torneio, data de sua realização e cidade;

– Link do torneio no Chess-results;

– Número de atletas que participaram do torneio;

– Nomes dos árbitros que atuaram no torneio (anote-se que o árbitro deverá estar em dia com suas obrigações junto à FMX, se árbitro estadual, ou com a CBX se árbitro registrado na Confederação)

– Arquivo extensão .TUNx (somente serão aceitos para cálculo de rating os torneios realizados no programa swiss-manager);

– Comprovante de depósito em favor da FMX do valor referente ao cálculo de rating para:

Federação Mineira de Xadrez

Banco Itaú

Agência 1582

Conta 04.245-1

CNPJ: 18.232.415/0001-31

PIX (CNPJ): 18.232.415/0001-31

O valor de recolhimento por atleta segue o Caderno de Encargos vigente no ano do torneio.

– Após o prazo de cinco dias, o organizador ficará sujeito a uma multa de 100% do valor a ser recolhido por atleta que tenha participado do torneio;

– Inconsistências no arquivo swiss-manager enviado à FMX deverão ser corrigidos no prazo de três dias, sob pena de não ser calculado o rating estadual.