A Federação Mineira de Xadrez divulgou uma nota técnica em 2021 regulamentando o registro e a divulgação de torneios pela FMX, valendo rating estadual. Abaixo, você confere os principais pontos desta nota técnica, no sistema pergunta e resposta.
QUEM PODE PROMOVER TORNEIOS COMPUTANDO RATING FMX?
Clubes, entidades e organizadores de forma geral podem realizar torneios no estado de Minas Gerais computando rating FMX. As normas estão expressas na nota técnica 04/2021 e no Caderno de Encargos.
QUAIS OS PROCEDIMENTOS PARA REGISTRO DE TORNEIO?
O organizador deverá enviar um e-mail para a Federação Mineira de Xadrez (contato@fmx.org.br) com antecedência mínima de 15 dias para a realização do torneio e contendo as seguintes informações:
– Nome do Torneio
– Data de realização do torneio
– Ritmo do torneio (Blitz, Rápido ou Standard) e número de rodadas (mínimo de quatro)
– Regulamento, Link de home-page e/ou folder referente ao torneio (opcional)
– Cidade
– Nome do Organizador e telefone para contato
– Nome do árbitro
QUAIS ATLETAS PODEM PARTICIPAR DE TORNEIOS VALENDO RATING FMX?
Todos os atletas participantes do torneio deverão ser cadastrados na FMX para que seja possível o cálculo do rating. É de responsabilidade do organizador e do árbitro principal do torneio orientar o cadastro de todos os atletas participantes, evitando aceitar a participação de atleta não cadastrado.
COMO A FMX AUTORIZA O PEDIDO DE REGISTRO DE TORNEIO?
No Prazo de cinco dias úteis a FMX responderá ao pedido de registro de torneio. Se deferido, a Diretoria desta Entidade definirá o valor da caução que deverá ser providenciado pelo organizador no prazo de cinco dias.
QUAIS OS PROCEDIMENTOS PÓS-TORNEIO?
O organizador deverá encaminhar e-mail para a Federação Mineira de Xadrez (contato@fmx.org.br) até cinco dias após o término do torneio contendo as seguintes informações:
– Nome do torneio, data de sua realização e cidade;
– Link do torneio no Chess-results;
– Número de atletas que participaram do torneio;
– Nomes dos árbitros que atuaram no torneio (anote-se que o árbitro deverá estar em dia com suas obrigações junto à FMX, se árbitro estadual, ou com a CBX se árbitro registrado na Confederação)
– Arquivo extensão .TUNx (somente serão aceitos para cálculo de rating os torneios realizados no programa swiss-manager);
– Comprovante de depósito em favor da FMX do valor referente ao cálculo de rating para:
Federação Mineira de Xadrez
Banco Itaú
Agência 1582
Conta 04.245-1
CNPJ: 18.232.415/0001-31
PIX (CNPJ): 18.232.415/0001-31
O valor de recolhimento por atleta segue o Caderno de Encargos vigente no ano do torneio.
– Após o prazo de cinco dias, o organizador ficará sujeito a uma multa de 100% do valor a ser recolhido por atleta que tenha participado do torneio;
– Inconsistências no arquivo swiss-manager enviado à FMX deverão ser corrigidos no prazo de três dias, sob pena de não ser calculado o rating estadual.