O presente torneio comemora o aniversário de 85 anos da FMX (Federação Mineira de Xadrez), fundada em 06 de novembro de 1937, além de homenagear a fundação da nossa federação, serão definidos também os campeões municipais das cidades mineiras nessa ocasião.
POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE
Preencha o formulário de inscrição caso queira participar do TORNEIO MUNICIPAL DE XADREZ DE IBIRITÉ 2022, que acontecerá no dia 05 de novembro de 2022 às 15:00 horas, com o objetivo de declarar o campeão municipal da cidade de IBIRITÉ MG do ano de 2022.
Os participantes poderão ser de qualquer cidade. Porém o melhor classificado residente ou nascido em Ibirité será declarado campeão municipal de Ibirité.
As inscrições são gratuitas.
Ao se inscrever você se compromete a manter o respeito e a cordialidade com os demais participantes durante todo o torneio, sob pena de desclassificação caso houver desrespeito a essas regras.
Somente os inscritos previamente através do formulário poderão participar.
Após a inscrição você receberá nosso contato por e-mail com a confirmação da inscrição.
INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Inscreva-se aqui:
Data do torneio: 05 de Novembro de 2022: Sábado
Horário de início: 15h (Horário de Brasília)
Modalidade: Rápido (Ritmo a ser decidido no local)
Sistema: Suíço com 5 rodadas
Local: ADAV – Av. Prefeito João de Deus Campos, 355, Canal – Ibirité. (Próximo ao Supermecado BH)
Organização: UEMG – Ibirité
IMPORTANTE
- Os emparceiramentos serão feitos no Swiss Perfect 98.
- Bye-ausente: o enxadrista mediante notificação no momento da inscrição poderá solicitar ficar bye ausente ½ ponto na primeira rodada e ser emparceirado normalmente da segunda rodada em diante;
- Limitado à 20 participantes
SISTEMA DE DESEMPATE
O sistema de desempate adotado seguirá a seguinte ordem:
1º Media-Buchholz (Milésimos Medianos)
2º Buchholz (Milésimos Totais)
3º Progressivo
4º Berger
5º Número de Vitórias
BREVE EXPLIAÇÃO SOBRE O SISTEMA DE DESEMPATE UTILIZADO
- A) Buchholz (Milésimos Totais): É a soma dos pontos dos oponentes. A ideia é que os jogadores com pontuação (score) iguais e que foram emparceirados com jogadores que obtiveram melhor performance sejam beneficiados no desempate. Procuramos método de desempate ideal e este tem sido usado desde a criação do Sistema Suíço. Porém ele tem defeitos que são corrigidos por outros métodos (Veja abaixo: Milésimos Medianos, Progressivo e Berger).
- B) Median Buchholz (Milésimos Medianos): Semelhante aos Milésimos, mas retirando o ponto do melhor ou pior oponente. O SP98 permite configurar números de melhor ou pior oponente a ser retirado( 0, 1 ou 2). A idéia é eliminar distorções dos milésimos causados por contagem de W.O. e jogadores de ponta.
- C) Progress (Progressivo): Calculado pela adição de pontos da tabela de progressão. Exemplo: o jogador venceu, perdeu, venceu e empatou, após a primeira rodada está com 1 ponto, após a segunda continua com 1, após a terceira com 2 e após a quarta rodada está com 2,5 então somamos todos os pontos 1+1+2+2,5 e o valor do progressivo será de 6,5, se ele não tivesse perdido na 2ª e sim na 4ª rodada ficaria assim: venceu,venceu, empatou e 5 perdeu, contagem de pontos é o mesmo 2,5, ou seja empataram, mas o progressivo favorece quem perde nas últimas rodadas, exemplo, 1+2+2,5+2,5 o progressivo será 8.
- D) Berger: É calculado pela adição dos pontos dos oponentes que perderam e meio ponto dos oponentes que empataram. Este método tem sido adotado do Round-Robin e é usualmente usado como um método secundário.
- E) Number of Wins (Número de Vitórias): É calculado adicionando um ponto por vitória e nada para empate ou derrota. A intenção é desencorajar os empates. Popular nos anos 70 e 80 (particularmente usado em Round-Robin). Hoje em dia é pouco utilizado.
Desde já agradecemos a sua presença e participação e desejamos um ótimo torneio.
Atenciosamente,
Higor Fabiano Pereira de Castro e Wellington de Almeida
UEMG – IBIRITÉ