CAMPEONATO MINEIRO ONLINE DE XADREZ RÁPIDO DE DUPLAS – 2020
REGULAMENTO
21 de novembro de 2020
- Objetivo: O Campeonato Mineiro de Xadrez de Duplas Online tem por objetivo promover o xadrez mineiro online, além de movimentar e manter as relações entre os enxadristas durante o período de Isolamento Social determinado pelo Ministério da Saúde
O Torneio é organizado pela Federação Mineira de Xadrez (FMX), com apoio da Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes e do Olympic Clube Barbacena/MG.
- Composição: As duplas, quanto ao gênero, poderão ser mistas.
IMPORTANTE: Atletas de outros estados poderão disputar o torneio como convidados. Cada dupla poderá ter em sua composição um atleta de outro estado da Federação, de acordo com sua filiação junto à CBX.
2.1. A dupla deverá nomear um capitão, que será um dos jogadores, independente da mesa que vá ocupar durante o torneio.
2.2. Endereço: Plataforma de Xadrez lichess.org.
As contas no Lichess.org deverão ter, no mínimo, 60 (sessenta) dias de sua criação no momento da inscrição para o torneio, devidamente comprovado pelo print da tela do perfil do jogador na plataforma do Lichess.
2.3. O jogador deverá estar conectado à plataforma de vídeo conferência (site zoom.us, com webcam e microfone obrigatórios), no momento de cada rodada.
2.4. O atleta utilizará o aparelho celular para mostrar, pelo sistema de vídeo conferência, teclado e tela de seu computador onde estará disputando a partida, além de, possivelmente, sua identificação física.
- Inscrições: Serão efetivadas com observância aos prazos e procedimentos previstos neste regulamento.
3.1. No ato da inscrição, será obrigatória a informação dos seguintes dados:
3.1.1. Nome da dupla;
3.1.2. Nome completo do capitão da dupla;
3.1.3. Nome completo e demais dados dos dois jogadores que compõe a dupla: ID FMX; data de Nascimento; número de whatsapp; e nick do atleta na plataforma Lichess;
Deverá ser enviado também um print da tela de perfil no lichess referente à conta de cada atleta, oportunidade em que será comprovado o período de atividade da conta acima de 60 (sessenta) dias.
Se o atleta não tiver cadastro na FMX deverá efetuar o cadastro no link https://www.fmx.org.br/cadastro-atleta
3.1.4. Os atletas são responsáveis pelas informações prestadas.
3.2. A ordenação dos jogadores aos tabuleiros será de escolha do capitão da dupla e mantida até o final do torneio.
A ordenação dos jogadores nos tabuleiros deverá ser enviada à Coordenação do Torneio no momento da inscrição.
3.3. Cada dupla deverá enviar as informações e comprovante do pagamento da taxa de inscrição para o e-mail xadrezmatavertentes@gmail.com
R$30,00 (trinta reais); até dia 05 de novembro;
R$40,00 (quarenta reais); até dia 19 de novembro;
Após o dia 19 de novembro não serão aceitas inscrições.
3.4. O valor da inscrição indicada acima se refere a uma dupla e deve ser depositado integralmente na conta indicada abaixo:
As inscrições deverão ser feitas por depósito na conta corrente em nome de Ricardo Lúcio Salim Nogueira.
Não serão aceitos depósitos feitos por envelopes em caixas eletrônicos.
Transferências bancárias ou depósitos identificados oferecem segurança ao atleta para proceder a inscrição.
Banco: Brasil
Ag: 0062-0
CC: 37666-3
Banco Itaú
Ag: 6980
CC:01333-5
Informações adicionais quanto ao depósito: Ricardo Salim (32) 98837-3305 (também whatsapp)
Em hipótese alguma serão aceitos depósitos feitos por envelopes em caixas eletrônicos. Somente transferências bancárias ou depósitos diretamente nos caixas das agências bancárias.
A não observação da determinação acima acarreta na perda do depósito realizado.
- DA PREMIAÇÃO:
O título de “Dupla Campeã Mineira online 2020” somente será homologado após o prazo de 10 (dez) dias, desde que nenhuma conta dos atletas tenha sido encerrada por qualquer motivo.
A Dupla 1ª colocada receberá uma aula em conjunto, com duração de 90 minutos, ministrada pelo Mestre Nacional Júlio Lapertosa, da Casa do Xadrez;
OBS.: A aula é intransferível e deverá ser agendada com a Direção da Casa do Xadrez.
- Programação:
21 de novembro de 2020
LOCAL: Plataforma LICHESS
14h – Congresso Técnico;
Rodadas em sequência.
Os organizadores poderão alterar os horários das rodadas comunicando previamente aos atletas, no grupo de WhatsApp exclusivo para assuntos do torneio.
Obs 1: Sorteio de cor e emparceiramento da 1ª rodada serão feitos durante o Congresso Técnico.
Obs 2: O emparceiramento da rodada seguinte será divulgado logo após o encerramento dos trabalhos de contabilização de resultados.
5.1. A confirmação da inscrição implicará no reconhecimento do nome da dupla na “Relação de duplas Participantes”, bem como no reconhecimento dos nomes de seus integrantes e seus dados, ordenados nos tabuleiros, de acordo com a disposição feita pelo capitão da dupla.
5.2. A tolerância para dupla ou jogador em atraso será de 10 minutos, contados a partir da autorização do árbitro-chefe para o início de cada rodada.
Caso a partida não tenha início, a comissão organizadora irá avaliar a situação para decidir o resultado, seguindo os parâmetros abaixo:
– O atleta que não estiver presente será considerado derrotado na partida.
– O convite para a partida será feito pelo atleta que estiver jogando com as peças brancas; exceto se houve diferença de rating que impossibilite o jogador de brancas realizar o convite. Neste caso, o convite deverá ser firmado pelo atleta que estiver jogando de negras.
– O atleta de peças negras deverá demonstrar que está disponível na plataforma de jogo para pleitear o ponto da vitória, caso o adversário de peças brancas não compareça na plataforma para a disputa da partida.
5.3. A dupla, ou jogador, que não comparecer à partida e não justificar sua falta ao árbitro-chefe, até o fim da rodada em questão, será excluído do torneio.
- Ritmo de jogo: 10 minutos com 05 segundos de acréscimo por movimento.
- Sistemas de emparceiramento: de acordo com o número de duplas inscritas.
7.1. Sistema Suíço em 5 rodadas para número igual ou superior a 7 duplas;
7.2. Sistema Round-Robin para número igual ou inferior a 6 duplas;
7.3. Match de 4 partidas para duas duplas.
- Critérios de desempate: de acordo com o Sistema de Emparceiramento a ser utilizado.
8.1. Sistema Suíço:
8.1.1. Pontos por dupla (Match);
8.1.2. Pontos por Partida;
8.1.3. Confronto Direto;
8.1.4. Sonneborn-Berger;
8.1.5. Buchholz – 1;
8.1.6. Sorteio.
8.2. Sistema Round-Robin:
8.2.1. Pontos por dupla;
8.2.2. Pontos por Partida;
8.2.3. Confronto Direto;
8.2.4. Sonneborn-Berger;
8.2.5. Sistema Koya;
8.2.6. Sorteio.
OBS: A contagem dos pontos será feita nos moldes olímpicos da FIDE:
- a) Vitória no match: 2,0 pontos; b) Empate no match: 1,0 ponto; c) Derrota no match: 0 ponto.
- Regimento e diretrizes: a competição será regida pela Lei da FIDE, sob suas diretrizes gerais, onde houver aplicabilidade, com anuência da FMX.
9.1. As informações contidas no folder integram o presente regulamento.
9.2. Será utilizado o programa administrador Swiss Manager.
- Disposições gerais:
O capitão deverá manter a formação oficial da dupla durante toda a competição. A ausência de um atleta faz com que seja declarada a vitória do atleta adversário, de acordo com o emparceiramento gerado. Não haverá substituição de atletas.
Exemplo: Se o atleta de uma dupla, que estiver jogando na mesa um, abandonar o torneio, nas demais rodadas, especificamente na mesa um será declarada a derrota, mas ainda assim a dupla poderá, no máximo, empatar o match, no caso, 1 a 1.
Caso seja constatado algum erro no processo de substituição, ou relativo à formação original da dupla, esta será penalizada com a perda dos pontos nos tabuleiros irregulares.
O capitão, atletas e expectadores online estarão obrigados a seguir as regras da FIDE e deverão abster-se de fazer qualquer intervenção durante as partidas de jogadores de sua própria dupla ou da dupla adversária. O infrator estará sujeito às penalidades previstas no código da FIDE.
Para disputar a partida o atleta deverá usar um computador ou um notebook. Não será permito que dispute a partida utilizando o aparelho celular. O celular será utilizado para mostrar a tela e o teclado do computador onde estará disputando a partida. A conexão na videoconferência (plataforma Zoom) será feita pelo celular, enquanto a conexão na plataforma Lichess.org será feita pelo computador ou notebook.
Enquanto estiver disputando a partida, um aparelho celular deverá estar conectado à plataforma Zoom mostrando, no mínimo, a tela do computador ou notebook onde estiver disputando a partida. Lembrando que a tela do computador obrigatoriamente deverá ser mostrada durante a partida, se possível, o aparelho celular deverá mostrar também parte de seu corpo (tronco e cabeça) e o teclado, como no exemplo abaixo;
Durante a partida os jogadores estão proibidos de fazer uso de anotações, fontes de informações ou conselhos, ou analisar em outro tabuleiro (físico ou eletrônico);
O jogador está proibido de utilizar quaisquer meios eletrônicos de comunicação além dos obrigatórios para o jogo, durante toda a partida;
Se houver queda de conexão do adversário, ainda assim o atleta não poderá reivindicar a vitória. Neste caso deverá transcorrer todo o tempo da partida, sendo certo que poderá haver a reconexão, e neste caso o atleta retoma a partida, porém sem devolução de tempo;
Os participantes e o público autorizam e cedem o direito de uso de seu nome, voz e imagem para a utilização em toda a mídia impressa e eletrônica para a divulgação sem nenhum ônus e por prazo indeterminado;
Todos os jogadores deverão ter condições de se comunicar com os organizadores antes de início de cada rodada;
Os jogadores que realizarem atos considerados ilegais, seja através de uso de engines, auxílios ou quaisquer outros mecanismos, serão excluídos do torneio e receberão punição na Federação Mineira de Xadrez;
Todos os jogadores deverão permanecer na mesma aba/janela da plataforma de disputa da partida a partir do início da rodada;
A plataforma utilizada para a disputa é soberana sobre suas decisões, não sendo passível de recursos. Se esta plataforma indicar que houve “cheating”, o atleta receberá a punição cabível;
Os casos apresentados em nível de recurso aos organizadores serão decididos o mais breve possível, mas não acarretará alteração no emparceiramento da rodada seguinte e nem mesmo atraso em seu início. A decisão será proferida por uma comissão e dela não caberá qualquer recurso administrativo.
- Comitê de Apelação:
Não serão aceitos recursos contra este regulamento após o encerramento do congresso técnico.
A competição será regida pelas leis da FIDE.
O comitê de recursos será composto por três membros.
O recurso deverá ser apresentado por escrito, enviado por e-mail, exclusivamente pelo atleta que se sentir prejudicado, até 15 minutos após o término da partida. Neste recurso, fica a cargo do atleta indicar provas, documentos e arquivos pertinentes ao caso em questão no primeiro momento, não sendo possíveis novos argumentos ou novos documentos após o pedido de recurso;
Para decidir, a comissão analisará as imagens do Zoom e a própria partida. O comitê é soberano em suas decisões, não cabendo mais quaisquer recursos administrativos;
Para habilitar seu recurso, o atleta deverá pagar a taxa de R$100,00 (cem reais); Sendo provido, o atleta terá devolução de 50% do valor pago. Não sendo provido, não haverá devolução;
A partir do segundo recurso apresentado pelo mesmo atleta, o valor passará a R$200,00 (duzentos reais);
O Recurso somente será analisado após o pagamento da taxa.
12. CONTATO
Para dúvidas e outras informações:
Luciane Sepúlveda Viana (31) 9-8899-2948 (WhatsApp ou ligação)
Ricardo Salim (32) 9 8837-3305 (WhatsApp ou ligação)
Pedro Lage (32) 9 9121-2142 (WhatsApp ou ligação)
13. ANEXOS
Tutorial para utilizar o Zoom durante o torneio
Assista ao vídeo instrutivo: https://www.youtube.com/watch?v=-Jd1Hgyf4DM
Tutorial para configurar a conta, fazer e receber convites na plataforma Lichess.org;
Os jogadores devem configurar suas contas na Plataforma Lichess para receber convites de qualquer adversário, com também explicado no vídeo com o link abaixo.
Assista ao vídeo instrutivo: