#8: Clube de Xadrez Escolar da Escola Estadual Romero Carvalho, de Pedro Leopoldo

O “Clube de Xadrez Escolar da Escola Estadual Romero Carvalho” é o primeiro Clube de Xadrez Escolar de uma escola pública estadual de Minas Gerais a se filiar à Federação Mineira de Xadrez.

Esta história vem sendo construída a muitos anos e por várias mãos.

A escola fica no bairro Fidalgo em Pedro Leopoldo, próxima ao Parque Estadual da Quinta do Sumidouro, Gruta do Baú e muitas outras belezas naturais. A região é muito bonita e interessante em seu caráter turístico e traz também uma herança histórica que passa pelos bandeirantes, sendo palco de passagens famosas como Fernão Dias, Borba Gato e outros. O assassinato do “Fidalgo” por Borba Gato se deu nesta região. Indo além, muitos fósseis de espécies que habitavam por ali, foram encontrados nestas terras.

Já a Escola Estadual Romero Carvalho é uma das mais tradicionais da cidade de Pedro Leopoldo e foi palco da alfabetização de praticamente toda a população de Fidalgo e Quinta do Sumidouro. Inicialmente com o ensino fundamental e hoje com turmas do primeiro ano do ensino fundamental dos anos iniciais, até o terceiro ano do ensino médio, ofertando ainda o ensino integral e  grade do novo ensino médio. A escola recebeu investimentos e tem uma estrutura muito completa e moderna com salas amplas e confortáveis, refeitório, banheiros, quadra de esportes, laboratório de matemática, biblioteca, sala de recursos e outros.

Em relação ao xadrez existe uma clara relação de amor entre os alunos com o esporte. Desde a muitos anos quando o xadrez já era ensinado no anexo da Quinta do Sumidouro aos alunos mais novos plantando a semente em suas pequeninas mentes pela professora Rafaela, até mesmo a partir de 2018 com a chegada do professor Alain na escola e promovendo várias ações para incentivo ao esporte como o Primeiro Festival de Xadrez da Escola Romero Carvalho em 22 de setembro de 2018, que foi um absoluto sucesso inclusive com a presença de alunos de outras escolas de Pedro Leopoldo e Confins e com várias atividades interligadas como o Xadrez Humano, Torneio de Xadrez, Teatro, Atividades de Artes e outras.

Hoje com o apoio da diretora Valéria a escola consegue dar mais um passo importante em sua tradição enxadrística com a aprovação da filiação na Federação Mineira de Xadrez, investimento em jogos e tabuleiros e a promoção do Segundo Festival de Xadrez da Escola Romero Carvalho que acontecerá em 09 de abril de 2022.

Vale ainda ressaltar que o xadrez na escola Romero Carvalho faz parte do cotidiano! No horário de almoço, por exemplo, do ensino integral, vários tabuleiros ficam à disposição dos alunos, e sempre utilizados e com jogadores aguardando e analisando as jogadas. Recentemente de forma voluntárias os alunos do quinto ano começaram também a receber aulas de xadrez e a empolgação de todos é realmente contagiante.

Sabendo dos grandes benefícios do xadrez para todos e principalmente para os jovens, temos certeza absoluta que este projeto contribuirá de forma decisiva na formação dos alunos como cidadãos melhores e assim sermos ainda mais decisivos para o desenvolvimento da região.