Federação cria forma de incentivo para clubes em cidades de Minas

O Caderno de Encargos de Federação Mineira de Xadrez para 2021 foi divulgado recentemente. A principal função de um caderno de encargos é organizar e criar parâmetros para a realização dos torneios oficiais, como o Absoluto Mineiro, o Mineiro por Equipes, duplas e também os torneios amadores, dentre outros.

Mas uma grande novidade entra em vigor a partir do dia 1º de janeiro, a possibilidade de filiação dos clubes informais. É a modalidade “Clube associado informal”, para clubes que ainda não providenciaram a regularização para efeito fiscal, mas que vem realizando torneios e reunindo atletas de suas cidades para praticar o xadrez.

Os clubes filiados e também os associados têm direito de realizar torneios sob a chancela da FMX, inclusive valendo rating estadual. A Federação ainda disponibiliza apoio na divulgação destes torneios.

O clube associado deve ser de uma cidade e seus torneios somente podem acontecer dentro do limite territorial do município, para ter o apoio da FMX.

O clube informal, para se associar, deve entrar em contato com a Federação no e-mail contato@fmx.org.br indicando a cidade, o nome do clube e a pessoa responsável pelo clube, bem como seu número de contato telefônico.

A taxa de associação é de 10% do salário mínimo, em contrapartida, o clube recebe a chancela da Federação e realiza os torneios valendo rating estadual com valores bem reduzidos, R$1,50 por atleta que disputar o torneio.

Para conhecer o caderno de encargos da FMX para 2021 acesse: https://fmx.org.br/caderno-de-encargos/