Mesmo em tempos de pandemia a Federação Mineira de Xadrez tem se preocupado em manter seus atletas em atividade. Ainda que encontremos dificuldades em realizar torneios presenciais, outras ações fazem parte da pauta de trabalho da nova diretoria da FMX.
Ante a impossibilidade de se prever a situação do país por conta da pandemia de coronavírus, a FMX optou por divulgar seu calendário frisando os três primeiros meses com palestras e lances do mestre. Para conversar com os enxadristas mineiros a Diretoria da FMX convidou os mestres nacionais Júlio Lapertosa (23/01) e Gerson Peres (06/02).
E para manter as mentes em forma, dois lances do mestre. A primeira com o MN Pedro Lage (20/02) e a segunda com o atual campeão mineiro, MN Leandro Campelo (06/03).
O calendário de atividades tem ainda a “cereja do bolo” com o Mestre Internacional Roberto Molina, numa palestra marcada para o dia 27 de março.
As peças também vão se mover, respeitados todos os protocolos de higienização preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A filiada à FMX, Casa do Xadrez já agendou as datas para realizar seu Grand Prix, um dos circuitos mais tradicionais de xadrez em Belo Horizonte.
E a cidade de Catas Altas, cerca de 100 km de BH, entra no Circuito de Xadrez Turístico organizado pela Liga Regional de Xadrez (LRX). Entre os dias 18 e 21 de março está agendado o 3º Open Serra do Caraça – Catas Altas. Serão disputados em Catas Altas um Aberto do Brasil no ritmo rápido e um outro Aberto do Brasil, no ritmo Blitz. Os organizadores vão divulgar os regulamentos no início do mês de janeiro.
Para acessar o calendário da FMX: