Federação prepara equipe mineira. Objetivo é treinar seus atletas para competições nacionais

A Federação Mineira de Xadrez está preparando a equipe mineira intermediária de treinamento. O objetivo é selecionar atletas do estado e treiná-los para competições estaduais e nacionais. “Assim teremos o nome de Minas Gerais sempre com destaque nos torneios nacionais”, alerta Luciane Sepúlveda Viana, Presidente da FMX.

O primeiro passo foi selecionar os treinadores. “Convidamos bons nomes do xadrez mineiro para formar a equipe de treinadores”, esclarece Ricardo Salim, vice-presidente da entidade. Agora, os treinadores começam o trabalho de selecionar e observar os atletas mineiros. Por isso a Federação vem fomentando os torneios semipresenciais, uma vez que eles ajudam a mostrar o talento dos jogadores em todo o estado.

A SELEÇÃO DE ATLETAS:

Além dos treinadores, a Federação Mineira de Xadrez contará também com as indicações feitas pelos Clubes filiados e os árbitros estaduais. Num trabalho em conjunto, serão avaliados e observados os jogadores de todo o estado que estiverem disputando os torneios promovidos e chancelados pela FMX. A intenção é observar toda indicação que seja feita aos treinadores.

OS TREINADORES:

MI Roberto Molina

MF Fred Gazel

MN Júlio Lapertosa

MN Pedro Lage

Haruna Hama

Igor Campos

Coordenação dos atletas: Wagner Afonso da Silva

Coordenação Geral: AR Ricardo Salim

 

Conheça cada um dos treinadores da Equipe Mineira de Xadrez:

MI Roberto Molina – Roberto Júnio Brito Molina é natural de Belo Horizonte e começou seus treinamentos de xadrez aos 12 anos com o Mestre Nacional Júlio Lapertosa, na Casa do Xadrez. Alcançou o título de Mestre Internacional pela FIDE em 2010 e já detém duas normas para o título de Grande Mestre. Venceu o campeonato brasileiro absoluto em 2018, além de vários outros títulos durante sua carreira. Seu rating atual na FIDE é 2.434.

 

MF Fred Gazel – Jornalista de formação, pós graduado em Tecnologia na Educação, professor de xadrez há 15 anos e atualmente dividindo seu tempo também como professor universitário da Especialização de Xadrez Técnico e Pedagógico, pela Universidade Cândido Mendes. Leciona xadrez também na Academia da Polícia Militar de MG.
Nos tabuleiros, Gazel foi Campeão Mineiro em 2009, Campeão Blitz na República Tcheca em 2012 e venceu o Aberto do Brasil em Jacutinga 2005. Frederico Gazel é Mestre pela Federação Internacional de Xadrez.

MN Júlio Lapertosa – O psicólogo Júlio Lapertosa Viana é o fundador da Casa do Xadrez, em Belo Horizonte. Mestre Nacional e autor de vários livros sobre xadrez, em seu canal no Youtube, Júlio tem cerca de 20 mil inscritos, que acompanham suas aulas e comentários na arte da Caíssa.

 

MN Pedro Lage – Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Pedro é campeão Mineiro Blitz (2020), campeão Mineiro Rápido (2019), Vice-Campeão do Zonal Mineiro (2018), 3° colocado no Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer (João Pessoa/PB – 2019). Atualmente, é Diretor Técnico da Federação Mineira de Xadrez e membro da Diretoria da Liga Regional de Xadrez Mata-Vertentes. Pedro sagrou-se Mestre Nacional de Xadrez pelo desempenho no XIV Campeonato Continental das Américas (2019).

 

Haruna Hama – Arquiteta, Haruna Hama é professora na Escola e Clube Casa do Xadrez, desde 2015. A Casa do Xadrez é escola referência no esporte em todo o país. Haruna é certificada como instrutora de Xadrez pela FMX, tricampeã Mineira de Xadrez Feminino (2015, 2017 e 2018) e campeã Brasileira juvenil (2010), dentre vários outros títulos em torneios estaduais e nacionais.

 

Igor Campos (c) – Igor, além de vencer três vezes o mineiro absoluto, nos anos de 2014, 2015 e 2017, atualmente tem rating FIDE clássico de 2.197. No ano passado venceu a categoria até 2.200 de rating no Floripa Open.