Terminou no dia 16 de maio o curso de Arbitragem Estadual promovido pela Federação Mineira de Xadrez. No último dia 27 os instrutores divulgaram os resultados finais e 42 alunos foram aprovados. Com isso, Minas Gerais ganha 42 novos fomentadores do xadrez no Estado. “Esta é a primeira turma que formamos e sempre teremos um carinho especial por estes pioneiros”, afirma Ricardo Salim, um dos instrutores do curso. Árbitro Nacional e Vice-presidente da FMX, Ricardo entende que o crescimento do xadrez em Minas Gerais passa pela formação de árbitros e também de instrutores. “É assim que vamos crescer, gradativamente”, assegura. Paralelo ao curso de arbitragem, a FMX promove também o curso de Instrutor de Xadrez.
Luciane Sepúlveda Viana, Presidente da FMX, exalta o trabalho que está sendo desenvolvido, “sejam bem-vindos os novos árbitros. Agora a nossa preocupação é darmos oportunidade de atuação em torneios a todos eles”, assinala. “Parabéns!!”
“Fiquei muito satisfeito com a performance dos novos árbitros durante o curso. Todos muito empenhados e com perguntas bastante inteligentes”, disse o Árbitro Internacional, Elcio Mourão, que também atuou como instrutor na formação dos árbitros estaduais.
Elcio contou ainda que “o curso terminou, mas certamente ganhamos novos amigos e novos profissionais para impulsionar o xadrez em suas cidades e regiões”, indica. E o árbitro internacional vai mais além, “vamos acompanhar essa primeira turma de árbitros estaduais, para darmos suporte. Eu e o Ricardo sempre tivemos uma atenção diferenciada depois da formação porque o novo árbitro precisa de apoio e sabe que pode contar com a gente”, finalizou.
REGISTRO NA SECRETARIA – A Federação criou uma Secretaria para registros de emissão de certificados e formações qualificadas. Os novos árbitros já estão registrados na secretaria.
https://fmx.org.br/secretaria-de-registros-fmx/
CERTIFICADOS – A partir dos próximos dias os novos árbitros receberão seus certificados online com o selo da Federação Mineira de Xadrez.