Luto no xadrez mineiro: Falece o Mestre Nacional Luiz Gonzaga de Sousa e Silva

Na luta pela vida, Gonzaga perdeu a última partida para um tumor no pâncreas, mas antes de tombar seu Rei, realizou lances brilhantes em sua carreira. Angariou amigos em todos os rincões por onde andou, tanto em seu trabalho no Banco do Brasil quando nos torneios de xadrez.

Luiz Gonzaga de Sousa e Silva faleceu nesta quinta-feira (04 de março), às 20h30, em Juiz de Fora/MG. O sepultamento aconteceu na sexta (05/03), às 11h30, no Parque da Saudade, Santa Terezinha, em Juiz de Fora.

A Federação Mineira de Xadrez (FMX), por intermédio de sua Presidente Luciane Sepúlveda Viana decretou luto de três dias no xadrez mineiro. Gonzaga era membro do conselho da atual diretoria da FMX.

Funcionário do Banco do Brasil, tomou gosto pelo xadrez e pela dama nos Jogos das AABBs, começando a disputar torneios a partir de 1990. Em 2012 venceu os Jogos Regionais das AABBs – Região Sudeste, disputado na cidade de Niterói/RJ. No ano seguinte foi finalista da JENAB (Jogos Nacionais das AABBs), em Salvador/BA.

Em 2015 foi Campeão da JERAB (Jogos Regionais das AABB’s – Região Sudeste), disputado na cidade de Ribeirão Preto/SP. Em 2016 foi Finalista da JENAB (Jogos Nacionais das AABB’s), em Maceió/AL.

Árbitro Auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez, formado em 2017, Luiz Gonzaga conquistou o título de Mestre Nacional com o vice-campeonato Brasileiro Sênior, em 2020.