Semipresencial é sucesso e mostra que a FMX está integralizando Minas Gerais através do xadrez
O frio em Barbacena, o calor de Paracatu, Montes Claros e Uberaba. Essa diversidade de temperatura e principalmente as distâncias entre as cidades de Minas Gerais foram encurtadas pela primeira vez pela Federação Mineira de Xadrez na tarde deste sábado, último dia do mês de julho com a realização do 1º Torneio Semipresencial no ritmo rápido (10+5). O torneio durou pouco mais de duas horas e foi vencido pelo Mestre Nacional Pedro Ferreira Lage, de Juiz de Fora. Foram 36 atletas de oito cidades mineiras:
Barbacena
Januária
Juiz de Fora
Lavras
Montes Claros
Paracatu
São João Del Rei
Uberaba
Para se ter uma ideia da dimensão deste torneio, a distância entre Juiz de Fora e Januária é de 841 quilômetros. De Uberaba a Montes Claros são 655 quilômetros e de Paracatu a Januária são 470 quilômetros.
Cada cidade/sede contou com a supervisão de um árbitro. “Formamos mais de 40 árbitros estaduais e filiamos sete clubes na modalidade informal, apenas no primeiro semestre deste ano. Agora estamos contando com estes clubes e esses árbitros para realizarmos os torneios semipresenciais. E já estamos pensando numa data dentro do nosso calendário para realizarmos um torneio no ritmo clássico, 30+30”, anuncia Ricardo Salim, vice-presidente da FMX e principal árbitro no primeiro torneio híbrido, do dia 31/07.
“Gostaria de parabenizar a todos os enxadristas, colaboradores, árbitros e organizadores que tornaram possível esta competição de alto nível. A FMX se torna pioneira na realização de eventos híbridos de xadrez”, assinalou o Árbitro em Montes Claros, Glaycus Ricardo. Leandro Marques, de Paracatu disse que o “torneio foi impecável em organização, muito agradável”.
Confira o resultado do torneio:
http://chess-results.com/tnr572040.aspx?lan=10&art=1&rd=5
Todo o torneio foi transmitido pelo Youtube: